segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Equipamentos

Como havia dito no post anterior, a primeira cerveja Couple's foi realizada devido a muita ansiedade, portanto, não havia se quer equipamentos básicos para a fabricação de uma cerveja, o que acabou prejudicando todo o processo, por isso,dando continuidade a arte de fazer cerveja, resolvi adquirir os materiais e montar meus próprios equipamentos.

  As Panelas: Essas sem dúvida muito importantes para um boa brassagem, com volume ideal para levas de 20 litros resolvi comprar 2 de 32 litros e inserir em cada uma as torneiras para poder realizar a circulação e clarificação do mosto.
   Utilizamos, Tiago e eu, uma broca mesmo, para fazer um furo inicial e aumentando a broca fomos aumentando até chegar na marca antes feita.
   Também furei uma caixa de 30 litros para colocar uma torneira, pois esta irei usar como fermentador e adicionei uma torneira, para facilitar a transferência posterior para um tanque de maturação.


   O Fermentador: Como pode ser visto nas fotos, já graduei, tanto as panelas quanto o fermentador, para ter maior controle e precisão do volume para saber a quantidade necessária na hora de realizar o primming.  

   A Bazooka Screen: A Bazooka, para quem não conhece por esse nome, é o filtro utilizado para a clarificação do mosto, ela segura o malte e durante a recirculação o malte começa a decantar aumentando sua eficiência. A grande vantagem de usar a bazooka  é que você pode fazer a lavagem do mosto na mesma panela, ao contrário do fundo falso, o qual você precisa ir transferindo o malte para uma outra panela, mas também é muito usado.

  Para sua montagem, é utilizado o aço trançado encontrado nas mangueira de gás ou mangueira hidráulicas flexíveis, para poder retirar com facilidade, o importante e juntar a malha aumentando seu diâmetro. Também usei algumas conexões para fazer uma bazooka em círculo, mas também pode ser feita em T.

  O resultado da bazooka e dos equipamentos pode ser visto abaixo:

  A bazooka esqueci de tirar a foto no dia da sua montagem, mas lembrei no dia da primeira brassagem, que postarei logo.


  Como pode ser visto em alguns detalhes, nas primeiras fotos ainda estava claro,  mas nesta última já era por volta de 20h00, além de uma boa brassagem demorar por volta de 8 horas, essa preparação de equipamentos também custou um domingo, mas que valerá muita a pena.

  Os equipamentos já foram estreados, e poderá ser visto na próxima postagem, na primeira brassagem da Couple's Bier.


Um comentário:

  1. Sei que a postagem é antiga mas me deu curiosidade sobre essa caixa que você está usando como fermentador.

    Onde arrumou a caixa? É de algum produto alimentício? E como faz para vedar e não entrar ar na caixa?

    Abraços

    ResponderExcluir